OS SEGREDOS DA APOSENTADORIA ESPECIAL NA ÁREA ELÉTRICA

Um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é apresentar a DOCUMENTAÇÃO CORRETA. Mas isso não é tão simples assim....

Um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é apresentar a DOCUMENTAÇÃO CORRETA. Mas isso não é tão simples assim.

Dessa forma, no requerimento de aposentadoria, junto ao INSS, além da Carteira de Trabalho e Guias de Recolhimento (se houver), deve ser apresentado o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) devidamente preenchido.

(o texto continua após a imagem)

APOSENTADORIA ESPECIAL
APOSENTADORIA ESPECIAL

Segredos da Aposentadoria Especial

O PPP é um formulário do INSS em que consta a exposição a tensão elétrica superior a 250 Volts. Todavia, se não houver essa informação, a aposentadoria não será concedida. O PPP é preenchido pelo empregador.

Caso a empresa não forneça o PPP, outras provas podem ser apresentadas. Por exemplo: Laudo Pericial produzido na Justiça do Trabalho, PPP de ex-colegas que trabalharam na mesma função etc.

Uma situação relativamente comum é do trabalhador não conseguir o PPP em razão da empresa ter fechado. Quando a empresa fecha, torna-se mais difícil localizar o responsável pela emissão do PPP. Para saber o que fazer nesses casos, recomendamos a leitura do nosso texto A EMPRESA FECHOU E NÃO CONSIGO O PPP. E agora, o que fazer? (PARTE 1).

É importante deixar claro que não apresentar documento algum é um grande risco. Caso isso ocorra, o INSS não reconhecerá seu direito por completo.

De outro lado, caso não seja possível conseguir o PPP, será necessário buscar outras provas. Por exemplo, será necessário conseguir laudos periciais de outros empregados, testemunhas, laudos da Justiça do Trabalho, entre outros.

Concluindo…

Em suma, um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é ter toda a documentação que comprove o direito.

Se acaso você tiver dificuldades em conseguir o PPP, nosso texto Como Conseguir o PPP para o Profissional da Área Elétrica pode te ajudar.

Nas próximas postagens, iremos detalhar mais informações sobre toda a documentação necessária.

OS SEGREDOS DA APOSENTADORIA ESPECIAL NA ÁREA ELÉTRICA - Aposentadoria Eletricidade
Adv Denis Coltro
Adv Denis Coltro

Advogado Previdenciário desde 2014, inscrito na OAB/SP 342.968. Formado pela UNIFUNEC (Santa Fé do Sul/SP).

Artigos: 230

8 comentários

  1. Boa noite Dr.
    Gostaria de uma orientação ou um norte
    Trabalho cpfl gaúcha rge
    Tenho 45 Anos
    16 anos como eletricista
    6 anos exercito brasileiro
    02 anos posto de combustível
    07 anos averbei o tempo rural junto ao INSS
    Oque fica melhor pra mim?
    Até 61 anos vai fica difícil
    Obrigado.abraço

    • Olá Elson.
      Pela sua narrativa, você já consegue se aposentar. No entanto, certamente o fator previdenciário vai reduzir em muito o valor do seu benefício.
      De qualquer modo, se esta Reforma for aprovada, provavelmente será interessante aceitar a aposentadoria nesse momento, mesmo com o fator previdenciário reduzindo o valor do seu benefício de modo significativo. Este prejuízo será menor do que esperar mais de 15 anos para a aposentadoria.
      Se tiver interesse, entre em contato conosco: http://lucastubino.rds.land/consultaprevidenciaria

  2. Bom diam meu nome e Francisco, lendo o caso acima do colega coloco abaixo meus dados para sua apreciação e uma opinião:

    55 anos faço 56 em outubro.
    24 e oito meses como eletricista de concessionaria de energia elétrica (Com PPP) faço 25 anos em janeiro de 2020.
    08 anos de exercito
    01 ano de carteira assinada em uma transportadora de alimentos.

    Quais minhas opções.

    Desde ja agradeço

  3. Boa noite Dr.
    Eu como vários colegas estamos sem rumo com esse novas mudanças que esta para acontecer. No meu casso eu tenho 51 anos de idade , tenho 32 anos de contribuição sendo.
    a)- 17 anos comprovado com PPP por esta trabalhando com eletricidade acima de 250 votls e recebendo 30% de periculosidade.
    b)- 3 anos comprovado com PPP com insalubridade trabalhando em laboratórios.
    c)- 4 anos trabalhei com manutenção geral executando pinturas, manutenções e painéis elétrico e rede. operando planta de refrigeração com fluido amônia. .Obs. A empresa forneceu o PPP e até consta essa minhas atividades mas não referencia tensão acima de 250 Volts
    d)- 3 anos operando caldeira a lenha ate a metade do dia o restante do dia eu dava manutenção em painéis de comando e redes elétrica, operava um planta de refrigeração fluido amônia. Obs. A empresa forneceu o PPP e até consta essa minhas atividades mas não referencia tensão acima de 250 Volts.
    e)- 5 anos trabalho em frigoríficos como ajudante de produção.
    E agora Dr. conto com a vossa resposta.
    Meu muito obrigado.
    At.
    Vanin Ap. R. Pereira.

  4. boa tarde,
    tenho 46 anos.
    iniciei meus trabalhos como tecnico de manutenção hoje sou engenheiro, trabalho na mesma empresa desde 1994, empresa de manutenção elétrica em subestações de alta tensão, tenho direito em me aposentar?
    tenho o meu PPP em mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *