Um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é apresentar a DOCUMENTAÇÃO CORRETA. Mas isso não é tão simples assim.
Dessa forma, no requerimento de aposentadoria, junto ao INSS, além da Carteira de Trabalho e Guias de Recolhimento (se houver), deve ser apresentado o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) devidamente preenchido.
(o texto continua após a imagem)
Segredos da Aposentadoria Especial
O PPP é um formulário do INSS em que consta a exposição a tensão elétrica superior a 250 Volts. Todavia, se não houver essa informação, a aposentadoria não será concedida. O PPP é preenchido pelo empregador.
Caso a empresa não forneça o PPP, outras provas podem ser apresentadas. Por exemplo: Laudo Pericial produzido na Justiça do Trabalho, PPP de ex-colegas que trabalharam na mesma função etc.
Uma situação relativamente comum é do trabalhador não conseguir o PPP em razão da empresa ter fechado. Quando a empresa fecha, torna-se mais difícil localizar o responsável pela emissão do PPP. Para saber o que fazer nesses casos, recomendamos a leitura do nosso texto A EMPRESA FECHOU E NÃO CONSIGO O PPP. E agora, o que fazer? (PARTE 1).
É importante deixar claro que não apresentar documento algum é um grande risco. Caso isso ocorra, o INSS não reconhecerá seu direito por completo.
De outro lado, caso não seja possível conseguir o PPP, será necessário buscar outras provas. Por exemplo, será necessário conseguir laudos periciais de outros empregados, testemunhas, laudos da Justiça do Trabalho, entre outros.
Concluindo…
Em suma, um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é ter toda a documentação que comprove o direito.
Se acaso você tiver dificuldades em conseguir o PPP, nosso texto Como Conseguir o PPP para o Profissional da Área Elétrica pode te ajudar.
Nas próximas postagens, iremos detalhar mais informações sobre toda a documentação necessária.