Hoje trago um texto sobre o processo de aposentadoria na Justiça, todos seus caminhos e esclarecimentos necessários. De antemão, temos vídeos no canal do YouTube, e lá postamos diariamente temas relevantes do Direito Previdenciário.
Inegavelmente já deve ter se questionado se o processo de aposentadoria na Justiça demora, não é mesmo? E a resposta é simples: DEPENDE! Tudo dependerá do que está sendo discutido dentro do seu processo, da organização judiciária, da localidade e por ai vai. Então, não é simplesmente comparar seu processo com o do amigo ou parente.
(texto continua após a imagem)
Confira nos tópicos abaixo, várias informações a respeito de um processo judicial de aposentadoria. Para saber mais sobre o processo judicial leia: APOSENTADORIA NEGADA PELO INSS: VALE A PENA ENTRAR NA JUSTIÇA?
O QUE É UM PROCESSO JUDICIAL?
O processo de aposentadoria na Justiça é um dos meios de se conseguir o benefício. Ele surge quando o INSS não concede a aposentadoria devida em um processo administrativo.
O processo judicial de aposentadoria tem inúmeras fases. Ou seja, não é simplesmente protocolar seu pedido no juiz, mas sim, aguardar todo um trâmite estabelecido pela lei.
Então, um processo judicial é o instrumento pelo qual o juiz conhecerá seu pedido e lhe dará aquilo que melhor julgar ser correto, podendo ser favorável ou não.
QUANDO O PROCESSO JUDICIAL COMEÇA?
O processo de aposentadoria na Justiça começa com a análise do advogado especializado na matéria. Por isso é sempre importante buscar o apoio desse profissional. Com a cópia do processo administrativo de aposentadoria, seu advogado irá fazer uma petição do seu caso. E irá enviar para a análise de um Juiz.
Dessa forma, o primeiro passo para dar início ao processo judicial é a entrada da ação perante a Justiça.
(texto continua após a imagem)
Não esqueça de juntar todas as provas que comprovem o seu direito. Tente obter testemunhas para o seu caso e, se preciso, pedir prova pericial nas empresas. Lembre-se que o processo de aposentadoria na Justiça é o caminho mais flexível para a compreensão das provas.
Seu processo começará a correr e então será feita a notificação do INSS para responder ao seu pedido.
O INSS PODE CONTESTAR MEU PEDIDO NA JUSTIÇA?
Sim, o INSS pode contestar seu pedido na Justiça. Ele tem um prazo para fazer isso, contados da notificação do procurador federal.
Do mesmo o advogado do INSS colocará os argumentos que justifiquem a não concessão do benefício.
É ai que vem a imparcialidade do juiz que irá decidir seu caso. É o juiz que analisará todas as provas e decidirá conforme o seu entendimento.
Na contestação do INSS, levantará inúmeros fundamentos que tentarão mudar o seu pedido. Mas não se desespere desde o começo, pois tudo isso ainda dependerá de provas e várias outras decisões.
POSSO JUNTAR MAIS PROVAS NO MEU PROCESSO DE APOSENTADORIA NA JUSTIÇA?
Se você conseguiu mais provas que não foram juntadas no processo administrativo no INSS, pode ser interessante juntá-las nesse momento. Ou seja, poderá juntar documentos no seu pedido de aposentadoria na Justiça. Mas antes de tudo isso, converse com seu advogado pois é ele que verá essa importância.
Tem um risco de se juntar novas provas quando do protocolo na Justiça. Isso pelo fato de que os juízes estão determinando que os valores atrasados sejam da citação do INSS. Pois não tiveram ciência no momento oportuno. Tome cuidado!
TEM PRAZO PARA O JUIZ DECIDIR?
Após toda a fase de apresentação das provas, que é aquela de demonstrar seu direito a aposentadoria, o juiz julgará seu caso.
Antes de tudo, pode ser viável no curso do processo a realização de audiência para testemunhas falarem sobre como era seu trabalho. Inclusive quando você quer comprovar que trabalhava no sitio, ou com atividades insalubres ou perigosas.
Também poderá ocorrer perícias nas empresas, para averiguar as condições ambientais e assim, conceder uma aposentadoria especial.
(texto continua após a imagem)
Com tudo isso, o juiz dará sua sentença. E infelizmente NÃO HÁ PRAZO PARA ESSA SENTENÇA. Pode levar meses, ou até anos. Contudo, atualmente existe o processo judicial eletrônico, que está correndo mais rápido que os de papel.
CABE RECURSO DO PROCESSO DE APOSENTADORIA NA JUSTIÇA
Certamente você lembra quando era criança, e quando era repreendido pelo pai, corria para sua mãe para contar a história novamente, não é mesmo?!
Então, é a mesma coisa na fase recursal do processo de aposentadoria na Justiça. Se não concordar com a decisão do juiz, poderá apresentar recurso que será encaminhando ao Tribunal Regional Federal ou Tribunal de Justiça do seu Estado.
Nesse caso, se o recurso pode alterar a decisão de primeira instância. Tanto o INSS quanto o segurado podem recorrer.
E SE EU PEDIR PARA RECEBER MEU BENEFÍCIO ANTES DE ACABAR O PROCESSO?
Poder você pode, mas não é o aconselhável. A saber, desde o inicio do processo poderá requerer a implantação do seu benefício. É a tutela antecipada.
Ou seja, o juiz pode determinar que o INSS comece a pagar os benefícios, mês a mês, durante o processo.
Contudo, é uma decisão que não é definitiva. Assim, poderá ao longo dos atos processuais NÃO FICAR ASSEGURADO O DIREITO A SUA APOSENTADORIA, e é nesse momento que mora o perigo.
O INSS quando ganha os processos, e vê que no curso dele houve a implantação do benefício e posteriormente a revogação, COBRA NOVAMENTE ESSES VALORES. E na Justiça tem deferido ao INSS poder cobrar, e se não pagar, ficará em débito.
Por isso do risco. Sempre converse com seu advogado, pois terá um parecer técnico a respeito.
Como regra, aconselhamos a somente começar a receber os benefícios após o final do processo. Desta forma, não há risco de ficar em débito com o INSS.
QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS DEPOIS QUE GANHEI MEU PROCESSO?
Se após toda a fase recursal ficar assegurado seu direito a aposentadoria, é hora de comemorar! Agora dará inicio a fase de cobrar os valores de atrasados do INSS.
Em suma, a fase de execução é aquela onde trata dos valores atrasados e pedir para implantar sua aposentadoria. Faz cálculos, e o INSS também fará. Contudo, sempre há divergências nesses cálculos, sendo necessário a intimação de um contador judicial.
(texto continua após a imagem)
Essa fase é uma das mais importantes. Pode inclusive caber recurso dos atos processuais que acontecem nela.
E como na fase de conhecimento, esta fase não tem um prazo para acabar.
EM CONCLUSÃO…
Em síntese, o processo de aposentadoria na Justiça é um mecanismo que pode durar poucos meses ou anos. E é com ele que terá a chance de corrigir um erro do INSS. Ou seja, não concedeu seu benefício, bem como, concedeu de uma espécie diferente. Busque o apoio de um profissional especializado, pois é ele que lhe ajudará.
#demoradoprocessocontraoinss #processodeaposentadorianajustiça #processojudicialcontraoinss
Excelente!!!
Não ha mais nada a ser dito a respeito...
Parabéns.
O meu já fez um ano e nem notícias o que faço e rural
Olá!!
Pode conversar com seu advogado.
Demora mesmo.
Entrei solicitando Aposentadoria por tempo de contribuição. Faltava averbar um período trabalhado numa secretaria de estado, peguei uma ficha financeira assinada pelo responsável comprovando o referido tempo, só que no CNIS, aparece desta secretaria contribuição esporádica, ou seja, repassava um mês e três não.
o Juiz, julgou procedente o pedido, quais as chances da sentença ser favorável???
Rômulo Afonso
Olá!!!
Depende, mas no seu caso sugiro buscar essa orientação com seu advogado.
Sou vigilante meu Advogado deu entrada na justiça especial para aposentadoria especial ta certo
Bom dia!
Por questões éticas, é melhor sempre verificar os caminhos jurídicos com seu advogado.
Sou carreteiro mim queimei com queimadura 3 grau fiquei com dores pois queimou nervos e discubri que tinha transtorno bipolar através do tratamento psiquiátrico que fiz por conta das queimaduras tenho 1 ano recebendo auxílio doença posso pedi para que esse auxílio passe a ser aposentadoria
Olá!!!
Sim, desde que comprove o agravamento dessas doenças e a impossibilidade de trabalhar de maneira permanente.
Meu pai ganhou a questão mais o juiz não assinou ,por que isso acontece? Já faz quatro anos que ele nao recebe auxilio e nem se aposenta ele tem 59 anos e a seis anos nao trabalha ,por que é doente de ernia e diabetes ,a diabetes dele já é velha então ele nao pretende se operar.ele vai ter direito a esses 45 mil que o inss liberou e os anos atrasado que foram negados ?
Ops a ernia dele já é velha*
Certo.
Bom dia ! Precisa conversar com o advogado do processo dele.
O que é esse termo jurídico: Juntada de petição intercorrente????
Bom dia , meu esposo deu
Entrada por tempo
De contribuição isso em 2015 e até agora nada , isso porque ele deu entrada com um advogado especialista nesses casos , agora o advogado entrou na justiça por tanta demora sendo que tem direito , com isso agora será que demora mais 5
Anos
? Me dá uma luz por favor
Boma dia!!!
O processo de aposentadoria demora mesmo. E se o advogado é especialista, melhor ainda, pois o que ele pode garantir é a boa condução do processo, e não o exito, e quanto tempo demora.
Essa é uma pergunta que queríamos saber responder.
Bom dia Dr. Denis
Meu processo judicial de aposentadoria por tempo de contribuição vai fazer um ano e seis meses.
Esta na fase de conclusos para julgamento.
Posso dizer que esta na reta final?
Muito Obrigado.
Olá!!!
Não está ainda, tem muito o que percorrer.
Mas veja com seu advogado, pois ele tem mais condições de lhe ajudar.
tenho o número do processo acompanho aposentadoria especial
Olá,
meu pai ganhou o processo de aposentadoria em segunda instância no mês de março de 2020. Até hoje, 10 de agosto de 2020, não recebeu sequer um mês. Existe algum prazo para começar a receber, neste caso? E há alguma coisa que possamos fazer em relação à isso?
Desde já, muito obrigada!
Nesse caso é conversar com o advogado do processo.
Tenho um processo contra o INSS já faz quase. 3 anos quando tempo pode demorar
Depende.
A sentença .primeira , foi desfavoravel a mim. No recurso eu ganhei. Os embargos de declaração o inss perdeu de novo...o meu prazo de recurso já decorreu e agora???
Agora tem que esperar o processo voltar para a fase de cálculos.
Ola bom dia!
estou desde 2017 esperando decisão, judicial contra recurso INSS.
o advogado que me representa está no caminho crto?
segue dados do meu processo TRF4 SC
30/05/2023 10:30 - 91. Conclusos para decisão de admissibilidade
30/05/2023 10:30 - 90. Levantamento da Suspensão ou Dessobrestamento
08/09/2022 17:59 - 89. Processo Suspenso ou Sobrestado por decisão judicial - Aguarda decisão da instância superior
06/09/2022 15:18 - 88. Recebidos os autos - TNU - 50159391820174047201
RECURSO CÍVEL Nº 5015939-18.2017.4.04.7201 (Processo Eletrônico - E-Proc V2 - SC)
Data de autuação: 11/12/2017 17:35:49
Tutela: Não Requerida
Juiz: ÉRIKA GIOVANINI REUPKE
att
Bom dia Sr. Emerson! Converse com seu advogado, pois não damos opinião em trabalho de colegas.
Olá, a aposentadoria do meu pai é hibrida, ja esta na justica, mas já tem 2 anos e o Juiz não juga.
Tem alguma coisa que podemos pedir ao juiz para agilizar o jugamento ?
Bom dia Sra. Thalita! Converse com o advogado do processo, pois é ele que poderá verificar isso.
Estou na justiça Federal com aposentadoria já faz quatro anos vai demora mais ainda
Bom dia Sr. Jairo! Obrigado pelo seu comentário em nosso blog. Nesse seu caso, pode demorar sim, mas sempre veja com seu advogado.
boa tarde, tudo bem estou com um processo na justiça federal já faz quase um ano tenho duas doenças neurológicas graves mesmo pedindo prioridade está demorando o tempo está passando já ´está completando um ano sem salário e nada passa minhas medicações são caras as despesas são grandes espera angustiante.
Bom dia Sra. Raquel! Infelizmente não tem um prazo o processo na Justiça.