Pediu o afastamento do INSS por motivo de doença ou invalidez? Você sabia que esse tempo de benefício por incapacidade conta para seu tempo de contribuição, e os valores também devem ser avaliados pelo INSS para calcular o valor da sua aposentadoria?

Se não sabia, esse texto é para você que já está aposentado e busca saber como aumentar o valor do seu benefício

Em vista desse assunto ser tão importante, cuidamos para que saiba das possíveis melhorias  no valor da aposentadoria.

Antes de ler esse texto, peço que nos siga em todas as redes sociais pesquisando por ADVOCACIA LUCAS TUBINO. Ah, e também se inscreva no nosso canal do YouTube e acesse conteúdos especiais feitos para você: CANAL DA ADVOCACIA LUCAS TUBINO

Não esqueça de sempre buscar o apoio de um advogado especialista em revisões de benefícios do INSS. 

Para te ajudar a entender melhor, veja nossos tópicos:

  1. O QUE É A APOSENTADORIA DO INSS?
  2. COMO SE CALCULA O VALOR DA APOSENTADORIA NO INSS?
  3. ANTES DE ME APOSENTAR, RECEBI AUXÍLIO DOENÇA OU APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: ISSO PODE AUMENTAR O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA?
  4. QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA AVALIAR ESSA REVISÃO?
  5. EM CONCLUSÃO

Perceberam que o assunto é bem interessante e vale muito a leitura até o final.

Período de afastamento do INSS aumenta o valor da aposentadoria?
Período de afastamento do INSS aumenta o valor da aposentadoria?

O QUE É A APOSENTADORIA DO INSS?

Primeiramente, a aposentadoria do INSS é um benefício pago ao trabalhador ou àquele que contribui para a Previdência social, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição ou idade mínima. 

Existem diversos tipos de aposentadorias programadas, as quais você consegue prever quando serão atingidas. Exemplificando: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial.

Também é de se lembrar da aposentadoria da pessoa com deficiência, que possui um regramento próprio.

Além dessas programadas, deve também avaliar, no caso de invalidez para o trabalho, uma aposentadoria em decorrência dessa impossibilidade de se trabalhar. 

Não se esqueça que as regras das aposentadorias mudaram em 13/11/2019, e continuam sendo alteradas. Leia nosso texto: COMO ESTÁ A APOSENTADORIA ESPECIAL EM 2024?

E sobre a aposentadoria comum, leia este: REGRAS DA APOSENTADORIA NO INSS EM 2024: APRENDA TUDO A RESPEITO

Cada uma delas possui regras de cálculo próprias. Então, se você está aposentado por qualquer uma dessas aposentadorias, é muito importante que confira se está certo. Por isso a importância de buscar o apoio de um advogado previdenciário. 

COMO SE CALCULA O VALOR DA APOSENTADORIA NO INSS?

Como terminamos o assunto acima sobre os cálculos da aposentadoria, chegou a hora de te explicar como é feito o cálculo. 

Um dado importante é que até 13/11/2019 era uma forma, e a partir dessa data, outra. 

Mas em todas elas, o período de afastamento por doença no INSS entrará no cálculo da aposentadoria. Então você deve ficar atento.

  • Como era o cálculo até 13/11/2019:

Aqui será observado tanto para as aposentadorias programadas como a invalidez. Perceba que você contribuiu por longos anos, e essas contribuições são mensais. Ademais, mesmo que tenha começado a trabalhar em 1980, estas contribuições são descartadas, pois a lei que vigorava determina a utilização das contribuições a partir de 07/1994 até a data de entrada de requerimento do benefício. Desse montante todo, serão excluídas as 20% menores contribuições e por consequência, considerar as 80% maiores. 

Na aposentadoria comum, tem a aplicação do fator previdenciário, que poderá diminuir o valor do benefício quanto mais novo você for. 

Na aposentadoria especial e na aposentadoria por invalidez não tem fator previdenciário.

Já na aposentadoria por idade, terá aplicação se for para melhorar o valor do benefício. 

  • Como ficou com a Reforma da Previdência em 13/11/2019:

Ainda será iniciada às contribuições a partir de 07/1994, mas agora considera-se TODAS as contribuições até a data de entrada de requerimento, sem a exclusão das menores. E enquanto era aplicado o coeficiente de 100%, a partir de 13/11/2019 é 60% + 2% que ultrapassar os 15 anos de contribuição da mulher e os 20 anos de contribuição do homem. 

Essa regra serve para todas as aposentadorias. 

Perceberam o impacto da Reforma da Previdência? Se não, em muitos casos diminuiram o valor das aposentadorias. Mas em outros, as regras de pedágio podem ser vantajosas. Tudo é questão de calcular e conhecer as suas contribuições. 

ANTES DE ME APOSENTAR, RECEBI AUXÍLIO DOENÇA OU APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: ISSO PODE AUMENTAR O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA?

A potencialização do valor da sua aposentadoria pode estar neste tópico. Ou seja, diversos aposentados antes de se aposentar receberam auxílio-doença, ou aposentadoria por invalidez. 

E os valores recebidos podem e devem servir de base para o cálculo da sua aposentadoria programada. 

Veja no seu CNIS, com o acesso ao MEU INSS (aquela senha do gov.br), se recebeu B-31, B-91, B-32 ou B-92.  

Se sim, agora é hora de saber se esses recebimentos foram entre 07/1994 até a data de entrada de requerimento. 

Pronto, terá condições de fazer um cálculo e saber se incluindo essas competências, aumentará o valor da aposentadoria.  

ATENÇÃO: NÃO VÃO DIRETAMENTE NO INSS PEDIR ESSA REVISÃO SEM ANTES TER UM CÁLCULO. O INSS PODE DIMINUIR O VALOR DA SUA APOSENTADORIA. 

Por isso a importância de contratar um advogado para analisar. E essa contratação pode ser até a distância, com um advogado on-line. Veja nosso vídeo: ADVOGADO ONLINE: QUAIS AS VANTAGENS E COMO CONTRATAR

Outro ponto importante é que, a inclusão não é do valor recebido, mas sim, da média do salário de benefício, que é 100%. Isso pelo fato de que, a título de exemplo, o valor do auxílio-doença sobre a média de salário de benefício é 91%. 

E todos esses valores devem ser reajustados mensalmente. 

Sobre o auxílio acidente, teremos um texto atualizado. Mas enquanto isso, leia este: OS 50% QUE RECEBO DO INSS DE AUXÍLIO-ACIDENTE PODEM AUMENTAR O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA?

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA AVALIAR ESSA REVISÃO?

Já que aprendeu sobre essa revisão, agora é hora de se preparar para como é a análise do cálculo.

De antemão, NÃO VÃO DIRETAMENTE NO INSS PEDIR ESSA REVISÃO SEM ANTES TER UM CÁLCULO. O INSS PODE DIMINUIR O VALOR DA SUA APOSENTADORIA. 

Para que um advogado especialista faça a análise e o cálculo, é necessário os documentos:

  • CNIS completo (vínculos e remunerações)
  • EXTRATO DE PAGAMENTO DOS AFASTAMENTOS POR DOENÇA E INVALIDEZ
  • CÓPIA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
  • CARTEIRA DE TRABALHO
  • PPP
  • DOCUMENTOS PESSOAIS
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO
  • CARTA DE CONCESSÃO DA APOSENTADORIA

Lembrando que esta revisão pode ter interpretação de ser requerida no prazo de 10 anos. Mas ela decorre de lei, e consequentemente, podemos argumentar uma elasticidade desse prazo. 

Em conclusão:
O afastamento do INSS aumenta o valor da aposentadoria?

Então, é muito importante que busque sobre essa revisão e tenha uma aposentadoria mais vantajosa. Você merece estar mais tranquilo nesse momento da sua vida. Busque sempre o apoio de um advogado previdenciário

Adv Denis Coltro
Adv Denis Coltro

Advogado Previdenciário desde 2014, inscrito na OAB/SP 342.968. Formado pela UNIFUNEC (Santa Fé do Sul/SP).

Artigos: 245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *