Compartilhe nas Redes Sociais

A aposentadoria especial da área da saúde é um direito dos profissionais que atuam nessa área. Você profissional da área da saúde tem direito de antecipar a sua aposentadoria. Deste modo, não necessita contribuir por 35 anos se homem e 30 anos se mulher.

Só para exemplificar, esse direito abrange médicos, enfermeiros e auxiliares, dentistas e profissionais de limpeza em ambiente hospitalar. Ou seja, é direito de todo o trabalhador exposto aos riscos biológicos, pouco importando a profissão.

A aposentadoria especial para a área da saúde é uma conquista destes profissionais. Entretanto, essa conquista pode ser muito prejudicada pela Reforma da Previdência que vem aí.

Portanto, é importante se informar e saber no seu caso específico o que deve ser feito.

(o texto continua após a imagem)

De acordo com a legislação previdenciária, tem direito à aposentadoria especial da área da saúde o profissional cujo ambiente de trabalho o expõe a riscos biológicos. Mas não é só. Trataremos em outras postagens sobre outros agentes que dão direito à aposentadoria especial da área da saúde, como a radiação e agentes químicos.

Mas afinal, quais são as principais vantagens da aposentadoria especial da área da saúde?

A aposentadoria especial da área da saúde possui diversas vantagens. Por exemplo, as duas principais são:

  • o profissional aposenta antes (com apenas 25 anos de trabalho);
  • não há a incidência do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria (que, na prática, é um redutor do valor do benefício).

Ou seja, a aposentadoria especial da área da saúde proporciona uma aposentadoria antecipada e com valor maior!

Além disso, não há idade mínima. Basta que o profissional tenha 25 anos de trabalho comprovados na área da saúde e então terá o direito do benefício da aposentadoria especial.

Todavia, não basta chegar no INSS e solicitar a sua aposentadoria especial. Primeiramente, para conseguir conquistar esse direito, você precisa ter em mãos todos os documentos que comprovem o seu direito. Sem eles, o INSS vai negar a sua aposentadoria. E, no nosso dia a dia, é esse o principal motivo que vemos os profissionais da saúde não conseguirem sua aposentadoria especial.

Por isso, estamos preparando um novo material para orientar exatamente sobre os documentos indispensáveis para conseguir a aposentadoria especial da área da saúde.

Se acaso você tem dúvidas em relação ao seu direito à aposentadoria especial, clique na imagem abaixo para saber mais. Agora, se você já se aposentou mas não conseguiu a aposentadoria especial, clique abaixo para nos contar seu caso e verificarmos se é viável converter sua aposentadoria comum em aposentadoria especial. Muitas vezes isso é possível!

Além disso, nos diga abaixo outros temas de seu interesse para que possamos fazer novos materiais sobre a aposentadoria especial da área da saúde. Para saber mais informações sobre a aposentadoria especial, acompanhe nossas postagens. Você pode também conhecer mais sobre a aposentadoria especial no nosso texto APOSENTADORIA ESPECIAL: SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO.

consulta
APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA DA SAÚDE: VOCÊ SABE SOBRE ESSE DIREITO?

Lucas Tubino

Formado em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista. Inscrito na OAB/SP 202.142. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat