Compartilhe nas Redes Sociais

O PROFISSIONAL DA ÁREA ELÉTRICA COM 25 ANOS DE PROFISSÃO, PODE SE APOSENTAR ANTES DOS 50 ANOS DE IDADE?

 

Aposentar antes dos 50 anos é viável, pois há casos em que não há perdas no valor do benefício. Decerto está é uma das grandes vantagens desta aposentadoria. Não há limite mínimo de idade, bastando comprovar o trabalho especial por pelo menos 25 anos.

 

(texto continua após a imagem)

aposentar antes dos 50 anos
Eletricidade

 

Entretanto, quem se aposenta antes dos 50 anos de idade têm grande defasagem na aposentadoria, devido ao fator previdenciário. Todavia, há meios do trabalhador exposto ao risco da eletricidade não ser prejudicado com esta defasagem.

 

No caso da aposentadoria especial, não há fator previdenciário (que reduz o valor do benefício). Portanto, mesmo para quem se aposenta antes dos 50 anos, não sofre este prejuízo, conforme a legislação previdenciária.

 

Em suma, comprovada a exposição ao agente perigoso por ao menos 25 anos, há o direito da aposentadoria especial sem o fator previdenciário, sendo viável se aposentar antes dos 50 anos de idade.

 

Caso a exposição seja por período inferior a 25 anos, o trabalhador pode ter vantagens em seu benefício, porém não conseguirá evitar os efeitos do fator previdenciário. Visto que, apesar de não conseguir a aposentadoria especial, terá contagem de tempo diferenciada para o  período exposto a eletricidade.

 

Todavia não adianta ter trabalhado exposto à agentes nocivos e não conseguir comprovar essa situação para o INSS. O meio mais eficiente de fazer essa prova é através de um documento chamado PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Para saber mais sobre o PPP, recomendamos a leitura do nosso texto Como Conseguir o PPP para o Profissional da Área Elétrica.

 

Para mais informações sobre a Aposentadoria Especial do profissional da área elétrica, clique na figura abaixo:

 

 

 

 

 

APOSENTAR ANTES DOS 50 ANOS DE IDADE É VIÁVEL?

Lucas Tubino

Formado em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista. Inscrito na OAB/SP 202.142. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

WhatsApp chat