Compartilhe nas Redes Sociais

Um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é apresentar a DOCUMENTAÇÃO CORRETA. Mas isso não é tão simples assim.

 

Dessa forma, no requerimento de aposentadoria, junto ao INSS, além da Carteira de Trabalho e Guias de Recolhimento (se houver), deve ser apresentado o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) devidamente preenchido.

 

(o texto continua após a imagem)

Segredos da Aposentadoria Especial
Segredos da Aposentadoria Especial

 

O PPP é um formulário do INSS em que consta a exposição a tensão elétrica superior a 250 Volts. Todavia, se não houver essa informação, a aposentadoria não será concedida. O PPP é preenchido pelo empregador.

 

Caso a empresa não forneça o PPP, outras provas podem ser apresentadas. Por exemplo: Laudo Pericial produzido na Justiça do Trabalho, PPP de ex-colegas que trabalharam na mesma função etc.

 

Uma situação relativamente comum é do trabalhador não conseguir o PPP em razão da empresa ter fechado. Quando a empresa fecha, torna-se mais difícil localizar o responsável pela emissão do PPP. Para saber o que fazer nesses casos, recomendamos a leitura do nosso texto A EMPRESA FECHOU E NÃO CONSIGO O PPP. E agora, o que fazer? (PARTE 1).

É importante deixar claro que não apresentar documento algum é um grande risco. Caso isso ocorra, o INSS não reconhecerá seu direito por completo.

 

De outro lado, caso não seja possível conseguir o PPP, será necessário buscar outras provas. Por exemplo, será necessário conseguir laudos periciais de outros empregados, testemunhas, laudos da Justiça do Trabalho, entre outros.

 

Concluindo…

 

Em suma, um dos grandes segredos da aposentadoria especial na área elétrica é ter toda a documentação que comprove o direito.

 

Se acaso você tiver dificuldades em conseguir o PPP, nosso texto Como Conseguir o PPP para o Profissional da Área Elétrica pode te ajudar.

 

Nas próximas postagens, iremos detalhar mais informações sobre toda a documentação necessária.

OS SEGREDOS DA APOSENTADORIA ESPECIAL NA ÁREA ELÉTRICA

Lucas Tubino

Formado em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista. Inscrito na OAB/SP 202.142. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

2 ideias sobre “OS SEGREDOS DA APOSENTADORIA ESPECIAL NA ÁREA ELÉTRICA

  • 25 de fevereiro de 2019 em 22:37
    Permalink

    Boa noite Dr.
    Gostaria de uma orientação ou um norte
    Trabalho cpfl gaúcha rge
    Tenho 45 Anos
    16 anos como eletricista
    6 anos exercito brasileiro
    02 anos posto de combustível
    07 anos averbei o tempo rural junto ao INSS
    Oque fica melhor pra mim?
    Até 61 anos vai fica difícil
    Obrigado.abraço

    Resposta
    • Lucas Tubino
      26 de fevereiro de 2019 em 18:25
      Permalink

      Olá Elson.
      Pela sua narrativa, você já consegue se aposentar. No entanto, certamente o fator previdenciário vai reduzir em muito o valor do seu benefício.
      De qualquer modo, se esta Reforma for aprovada, provavelmente será interessante aceitar a aposentadoria nesse momento, mesmo com o fator previdenciário reduzindo o valor do seu benefício de modo significativo. Este prejuízo será menor do que esperar mais de 15 anos para a aposentadoria.
      Se tiver interesse, entre em contato conosco: http://lucastubino.rds.land/consultaprevidenciaria

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat