Compartilhe nas Redes Sociais

O trabalhador na área elétrica pode ter sua aposentadoria antecipada. Com apenas 25 anos de tempo de contribuição, a aposentadoria pode ser requerida. Para isso, você deve comprovar a exposição à tensão elétrica superior a 250 Volts por 25 anos.

 

Com isso, não é necessário cumprir todos os requisitos da aposentadoria comum (ou seja, 35 anos de contribuição), bastando ter 25 anos de trabalho.

 

(o texto continua após a imagem)

Eletricidade
Eletricidade

 

Dessa forma, o benefício no INSS pode ser requerido quando forem atingidos os 25 anos de tempo de serviço. Além disso é necessário possuir toda a documentação que demonstre a exposição a eletricidade acima de 250 Volts. Caso contrário,  não será deferido essa aposentadoria.

 

Logo após a obtenção da documentação exigida, será  importante agendar um atendimento no INSS para pedir a concessão do benefício. Para fazer esse agendamento, basta ligar no Prevfone – 135 – ou então acessar o site do INSS (www.inss.gov.br).

(o texto continua após a imagem)

 

PPP: O DOCUMENTO MAIS IMPORTANTE

 

Uma dificuldade encontrada na obtenção da APOSENTADORIA ESPECIAL é provar a exposição a tensão elétrica superior a 250 Volts. Para isso, é necessário ter um PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – devidamente preenchido.

 

O PPP deve estar preenchido corretamente. Se quiser saber mais sobre o PPP do profissional da área elétrica, acesse nosso texto sobre esse assunto COMO CONSEGUIR O PPP PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA ELÉTRICA

Caso o INSS não conceda nenhum benefício ou então conceda benefício sem reconhecer a exposição ao agente eletricidade, o segurado deve procurar um advogado previdenciário especialista. Com ele será possível ter orientações corretas e avaliar as soluções jurídicas possíveis para uma aposentadoria antecipada.

 

Confira nas nossas próximas postagens mais informações sobre esse tema!

 

Para outras dúvidas relacionadas a sua aposentadoria, clique AQUI!

 

Por fim, para saber mais sobre a Aposentadoria Especial e o tempo trabalhado com periculosidade e insalubridade, clique na imagem abaixo e baixe nosso e-book exclusivo e gratuito.

 

TENHA UMA APOSENTADORIA ANTECIPADA COM A ELETRICIDADE

Lucas Tubino

Formado em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista. Inscrito na OAB/SP 202.142. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat